A concepção de que a saúde de uma pessoa está bem até que algum sintoma se manifeste é errada. Afinal, realizar exames médicos e estar ciente da sua saúde permite o médico entender seu quadro clínico, identificar fatores de risco e antecipar um tratamento.
Conheça alguns motivos para se fazer exames médicos
Histórico familiar
Uma das primeiras perguntas que você ouve ao se consultar com o médico é “você tem algum familiar com problemas de saúde?”. Isso acontece, pois, problemas médicos na família são um indicativo de que o paciente possa ter uma predisposição a desenvolver uma doença.
É importante ter isso em mente quando for se consultar. Doenças cardiovasculares, câncer e diabetes são comuns de se ver em membros de uma família, por exemplo.
Idade avançada
A medida que o corpo envelhece, ele precisa de mais cuidados. Assim, os ossos enfraquecem, o corpo passa a não administrar bem seus nutrientes, o sistema imunológico se torna mais fraco, doenças se desenvolvem, entre tantas outras questões que vem com a idade.
Apesar de checkups regulares serem ideais para qualquer faixa etária, a medicina considera que pessoas acima 40 anos necessitam de um cuidado especial e exames frequentes. Ao visitar o médico, ele irá pedir para que esses pacientes façam alguns exames, como:
- Exame de TSH;
- Colonoscopia, para diagnosticar câncer de cólon e o câncer no reto;
- Raio-x do tórax, para identificar doenças respiratórias;
- Eletrocardiograma, para monitorar a saúde do coração.
Crianças e recém-nascidos
A gestação é um período de cuidados para a mulher grávida. Mas, os cuidados não terminam após o nascimento da criança.
O crescimento saudável do bebê depende da visita ao pediatra. Assim como para o seu desenvolvimento durante a infância.
São nos exames que as vacinas são aplicadas e onde é possível acompanhar o peso e o crescimento do bebê. Ademais, é possível acompanhar o crescimento do cérebro da criança. Exames oftalmológico e os laboratoriais de rotina também devem ser corriqueiros.
Exames para a mulher
A saúde da mulher envolve diversos exames de rotina, como os de sangue, urina, ultrassom da tireoide;, densitometria óssea. Mas, os exames mais comuns são os que envolvem a área ginecológica da mulher. Papanicolau é o exame mais conhecido e acontece um ano após a primeira relação sexual da mulher. Ele identifica o câncer do colo do útero, assim como detectar verrugas, infecções por fungos e herpes genital.
O diagnóstico da endometriose, doença que pode causar dores no período menstrual, infertilidade e dores nas relações sexuais, é identificado por meio do ultrassom transvaginal. Outros exames relacionados ao ginecologista são: colposcopia, a vulvoscopia, o exame do HPV ou outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
Todas as mulheres devem realizar a mamografia para a prevenção contra o câncer de mama. Em casos de histórico familiar é aconselhável começar aos 35 anos ou após os 40 anos, sem histórico.
Exames para o homem
Apesar da baixa frequência no médico, os homens também necessitam de cuidados. Alguns dos exames são o monitoramento da pressão arterial; exames de sangue de rotina, exames de detecção da diabetes; assim como os indicados para DSTs.
Mas, o maior problema é o urologista e o exame de próstata – que identifica o câncer de próstata. Ele deve ser feito por todos os homens acima dos 50 anos.
Conseguimos ver que não importa a idade ou o sexo da pessoa, cuidar da saúde é para todos. Por isso, lembre-se de sempre consultar seu médico e manter seus exames em dia!
Comentários